201603_ssd2

Descobre as vantagens dos Discos Rígidos Sólidos (SSD).

Já vimos neste post como funcionam e no que consistem os SSD. A principal diferença entre os SSD e os discos rígidos HDD é que nos SSDs as suas peças não estão em contínuo movimento. Devido a isto, os discos em estado sólido, que usam cartões de memória flash em vez de partes móveis, têm várias vantagens em relação aos os discos rígidos mecânicos:

  1. Arranque mais rápido: ao não ter pratos que precisem de ter uma velocidade constante, necessitam de menos tempo para iniciar.
  2. Grande velocidade de escrita: como não há uma peça que tem de encontrar o lugar onde armazena a informação, efetuam a gravação de forma muito mais ágil que os HDD.
  3. Maior rapidez de leitura: pelo mesmo motivo anterior, são dez vezes mais rápidos que os discos rígidos tradicionais ao ler informação.
  4. Baixa latência de leitura e escrita: a latência é o tempo que os discos rígidos demoram a encontrar a informação solicitada. Os SSD contam com uma latência cem vezes mais rápida que os discos mecânicos.
  5. Lançamento e arranque de aplicações em menor tempo: como têm maior velocidade de leitura e procuram pela informação mais rapidamente, as aplicações armazenadas neles estão disponíveis muito mais rápido.
  6. Menor consumo de energia e produção de calor: ao não ter componentes mecânicos, o uso de energia é muito menor e apenas se verifica um ligeiro aquecimento, o que torna a sua vida útil.
  7. Sem ruído: a mesma carência de partes mecânicas faz com que sejam mais silenciosos.
  8. Menor peso e tamanho que um disco rígido tradicional de capacidade idêntica, são portáteis.
  9. Resistente: ao carecer de elementos mecânicos, suporta quedas, batidas e vibrações, sem parar ou sem partir.
  10. Segurança: proporciona apagar os dados com mais segurança, já que estes são irrecuperáveis.

Estas são as principais vantagens para o seu cliente utilizar discos rígidos SSDs. Ainda que o custo seja maior, também é certo que o seu preço está a reduzir. No site da GTI pode encontrar ofertas muito atrativas de discos rígidos SSD. Visite o nosso site para consultar as últimas promoções.

Se está interessado em mais informação sobre SSDs, pode consultar os nossos posts anteriores:  “O que é um disco rígido SSD?”, e ”Como escolher uma memória SSD”.

 

#SSD

Fonte – GTI – Ibon Martínez