ocz-medir-ssd

Se não sabe olhar para um SSD e saber qual é o melhor, nós ajudamos.

Há umas semanas explicámos-lhe as componentes de um SSD e a importância e função de cada uma, para ajudá-lo a compreender este produto. No post de hoje explicar-lhe-emos o que se mede num SSD, para que possa comparar os vários modelos que existem.

Quase todos os fabricantes medem as suas especificações em 5 parâmetros:

1.           Capacidade.

Mede a quantidade de Gigabytes que podem ser armazenados. Existem duas formas de medição

  • RAW: capacidade bruta, que não é um parâmetro real a nível de usabilidade
  • IDEMA: capacidade útil, descontando aquela que se destina a tarefas próprias do SSD, normalmente cerca de 28%. Para as quais deve olhar.

2.           Largura da banda de leitura e escrita.

Mede-se em megabytes/segundo e é a quantidade máxima de informação sequencial que um controlador pode gerir na leitura ou escrita. Raramente se alcança, exceto com arquivos de grande tamanho, pelo que não é um parâmetro chave.

3.           Velocidade de leitura e escrita aleatória.

Mede-se em IOPS (Input-Output por segundo). É a velocidade de escrita e leitura de arquivos, quanto mais tenha um SSD melhor o rendimento que possui.

4.           Velocidade de leitura e escrita sustentada.

Este parâmetro é muito importante já que afeta diretamente na experiência do utilizador final. No mundo real, realizam-se quase sempre tarefas mistas de leitura e escrita, pelo que se tem que medir as duas. Também se mede em IOPS e é importante que tenha o valor mais alto possível.

5.           Durabilidade.

Diz-nos a duração do SSD tem uma vida limitada. Podemos medi-la de duas formas:

DWPD (Disks Writen per Day): discos escritos diariamente durante um determinado período de tempo, que coincide com a garantia.

Capacidade total de gravação: por exemplo 500 Terabytes, não dependente do tempo.

6.           MTBF.

São milhares de horas entre falhas, ou seja, a quantidade de erros do SSD, por isso, quanto mais melhor.

Com estes dados, já pode comprar memórias SSD e como pode ver na nossa página web os SSD da OCZ detêm de um rendimento excelente a um preço muito competitivo.

 

 

Fonte: OCZ