O seu servidor de Internet está lento por congestão de informação? A GTI diz-lhe como solucionar o problema utilizando um balanceador de carga ADC.

ADC_Kemp

Como profissional de tecnologias de informação certamente já se deparou por diversas vezes com problemas de velocidade do servidor por este se encontrar saturado de informação. Quando isso sucede, existem várias soluções possíveis: ampliar a memória, incrementar o espaço em disco e mesmo mudar de processador ou mesmo o servidor em questão, são algumas das hipóteses. Que problema tem? São normalmente soluções temporais, sendo possível que num curto espaço de tempo tenha novamente que tomar medidas a respeito.

Si quieres solucionar los problemas de rendimiento a largo plazo lo ideal es utilizar más servidores, así puedes repartir los requisitos de información entre ellos, incrementando la velocidad de acceso al servidor. Además, esto tiene la ventaja de que harás que el sistema sea más fiable, y que se pueda hacer mantenimiento en uno de los servidores sin que el servicio se vea alterado.

Se queres solucionar os problemas de rendimento a largo prazo o ideal é utilizar mais servidores, podendo assim poderá repartir os requisitos de informação entre eles, incrementando a velocidade de acesso aos mesmos.

Se utilizamos esta solução surgem várias dúvidas: Como dividimos a informação entre os servidores? Como podemos monitoriza-los? Sem optimizar os servidores, é possível que apesar de dispormos de mais podemos na verdade não conseguir resolver o problema.

Aqui é onde podemos colocar a hipótese de balanceamento da carga. Ainda que existam diferentes formas de faze-lo, os ADC são balanceadores de carga sofisticados que dividem os requisitos de informação de informação de Internet entre os servidores disponíveis de forma óptima. Se pretendes conhecer a diferença entre um balanceador de carga normal e um ADC, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vq79f2kzJNY.

Ainda que existam várias soluções deste tipo no mercado, a GTI recomenda as soluções da KEMP para ambientes Windows. Porquê? Porque são ADC’s robustos, potentes e de fácil implementação. Além que são totalmente compatíveis com os produtos chave da Microsoft. Neste sentido, é de realçar que a Microsoft certifica que se encontram optimizados para oferecer alta disponibilidade e aceleração do tráfego de aplicações para plataformas Exchange, Lync, Sharepoint; ADFS; IIS; Dynamics e Remote Desktop Services.

Os produtos Kemp incorporam outras interessantes funcionalidades:

  • Inteligência layer 4-7 para optimização de serviços de entrega de aplicações front-end conseguindo um aumento significativo do rendimento
  • SSL offload/aceleração
  • Balanceamento de conteúdos
  • Pré-autenticação e início de sessão única
  • Captura e compressão de dados
  • Prevençäo de intrusöes

Como não fosse pouco, é ainda de notar, que a Kemp foi o primeiro fabricante de ADC’s a disponibilizar uma appliance virtual para Hyper-V

Se pretender saber mais sobre as soluções da Kemp, visite o site deste fabricante em http://kemptechnologies.com/br/ ou contacte o seu comercial na GTI.

Fuente: GTI – Ángel Poveda