ssd vs hdd

Diferenças entre um SSD e HDD.

SSD é um acrónimo de Solid State Drive, que é o mesmo que disco rígido em estado sólido. Este termo é usado para denominar a nova geração de dispositivos de armazenamento para PCs, que funcionam de uma forma bastante diferente dos HDD (Hard Disk Drive).

Como funcionam os discos rígidos HDD?

Os HDD consistem em duas placas de metal que estão sempre a girar, um braço que move uma cabeça parecida com a da agulha. Cada vez que o computador quer procurar algo, o dispositivo move a cabeça para localizar a posição onde está a informação e entrega ao computador. É parecido com o funcionamento de um gira-discos antigo. No caso da gravação de informação, acontece do mesmo modo, a cabeça move-se para o lugar onde armazena a informação e grava.

Como funcionam os discos rígidos SSD?

Os SSD funcionam de forma diferente. Nos SSD, ao contrário do que ocorre nos discos rígidos, utiliza-se uma memória formada por semicondutores para armazenar a informação, como fazem outos dispositivos como as pens USB ou os cartões de memória das câmaras digitais.

Também, contam com duas zonas de memória, uma onde se guarda toda a informação, e outra, de menor tamanho, que actua na cache ou memória temporal, para que se possa aceder à informação de forma mais rápida. Todo este sistema é gerido por um controlador que actua, coordenando-as.

A principal vantagem dos SSD é que não têm partes móveis, daí o seu nome seja discos rígidos em “estado sólido”. Então, como se armazena e acede à informação? A informação grava-se directamente nos blocos de memória nos semicondutores, e o controlador encarrega-se de localizá-la directamente e entregá-la ao computador. Assim tanto a escrita como o acesso à informação são muito mais ágeis.

No próximo post dedicado aos SSDs, veremos todas as vantagens deste tipo de discos rígidos. Entretanto, pode ler os nossos posts anteriores sobre SSDs:  ”Como escolher um SSD”, ”Como explicar aos seus clientes a diferença entre um disco rígido e um NAS?” e “As unidades de armazenamento SSD ressuscitam os antigos PCs dos seus clientes” (em espanhol).

Também pode ver a gama de SSD que oferecemos no nosso site.

 

 

Fonte – GTI – Ibon Martínez