ocz-partes

A função e a importância de cada uma das 5 partes de um SSD.

As placas SSD são o presente do armazenamento e uma oportunidade de negócio. Hoje veremos como funcionam. Vamos ver as suas partes e a importância de cada uma delas.

Fundamentalmente, os SSD consistem em 5 partes:

1.           Memória Flash.

É quem suporta a informação, uma peça valiosa, que representa 70% do custo da unidade.

Existem 5 tipos básicos de memórias flash:

  • SLC(Single LayerCell): escreve um bit por célula
  • MLC(MultiLayerCell): escreve dois bits por célula
  • eMLC(EnhancedMultiLayerCell): é uma MLC melhorada, e escreve dois bits por célula
  • TLC(Triple LayerCell): escreve 3 bits por célula
  • 3DBICS: a nova geração da Toshiba que usa silício em 3 planos

O uso de uma ou outra influenciará quer o preço, que a durabilidade e rendimento do SSD, como podemos ver na tabela abaixo:

partes-ssd

2.           Controlador e Firmware.

O controlador é quem faz a diferença. Trata-se de um pequeno processador que juntamente com o firmware decide como, quando e onde é que a informação é escrita e lida. Coordena o interface,  memória cache e memória flash.

O controlador Barefoot 3 da OCZ não necessita de comprimir os arquivos, evitando escrever, apagar e voltar a escrever. Desta forma consegue um rendimento maior e alargar a vida do SSD.

3.           Interface (Sata3, SAS, PCIe; NVMe).

O interface é o software que comunica o SSD e placa base. Os tipos de firmware mais usados são SATAIII, SAS, PCI Express y NVMe. Alguns destes têm limitações importantes, por exemplo, o SATA só permite até 600 GB/Seg de largura de banda, em troca, o NVMe PCIex obtém os melhores rendimentos.

4.           Caché (Memoria RAM)

Trata-se da memória RAM que se usa como arquivo temporário antes da escrita definitiva na memória flash. É uma memória volátil, em caso de perda súbita de energia, a informação que contém pode ser perdida. Alguns modelos oferecem opções de segurança que impedem que se perca, muito interessantes sobretudo se os seus clientes utilizam BBDD e aplicações, já que caso contrário uma perda da caché torná-las-ia inúteis.

Se os SSD lhe interessam, não perca os produtos OCZ no nosso website, que oferecem as soluções ideais para os seus clientes, tanto a nível de entrada como a um nível mais avançado.

Fonte: OCZ