diferencias entre big data y business intelligence

O Big Data surge em todos os estudos como uma das principais tendências para este ano. Vamos contar-lhe em que consiste.

Embora o Big Data e o BI sejam duas tecnologias que servem para analisar dados e assim ajudar as empresas no processo de tomada de decisões, ambas diferem tanto no modo como o fazem como no tipo de dados que analisam.

A metodologia do BI baseia-se no princípio de agrupar todos os dados empresariais num servidor central. Normalmente, estes dados são analisados em modo offline, após armazenar esta informação num ambiente denominado Data Warehouse. Os dados são estruturados numa base de dados relacional convencional com um conjunto adicional de índices e formas de acesso às tabelas (cubos multidimensionais).

Uma solução Big Data difere em muitos aspectos do BI actualmente utilizado. Estas são as principais diferenças:

1. Num ambiente de Big Data os dados são armazenados num sistema de ficheiros distribuído, em vez de num servidor central. É um ambiente muito mais seguro e também mais flexível.

2. As soluções de Big Data levam as funções de processo aos dados, em vez dos dados às funções. Estando a análise focada no dado, isto permite gerir maiores quantidades de informação de forma mais ágil.

3. O Big Data pode analisar dados em diferentes formatos, tanto estruturados como não estruturados. O volume de dados não estruturados (aqueles não armazenados numa base de dados tradicional) está a crescer até níveis muito superiores aos dados estruturados, mas a sua análise implica diferentes desafios. As soluções de Big Data resolvem-nos, permitindo uma análise global de diferentes fontes de informação.

4. Os dados processados pelas soluções de Big Data podem ser históricos ou provir de fontes em tempo real. Assim, as empresas podem tomar decisões que afectem os seus negócios de forma ágil e eficiente.

5. A tecnologia de Big Data utiliza conceitos de processamento paralelo massivo (MPP), o que melhora a velocidade na análise. Com o MPP, muitas instruções são executadas de forma simultânea, e uma vez que os diferentes trabalhos se dividem em várias partes de execução em paralelo, para no fim se reunificarem e serem apresentados os resultados globais. Isto permite analisar grandes volumes de informação de forma rápida.

Caso esteja interessado em conhecer melhor em que consiste o Big Data, entre em contacto connosco.

#BiG DATA
Fonte: GTI