Na altura de escolher um backup há vários aspectos fundamentais a considerar. Explicamos-lhe quais são e como afectam o funcionamento do negócio dos seus clientes.

Veeam Backup - GTI

Os seus clientes precisam de ter o seu negócio sempre operacional, as 24 horas do dia, os 365 dias do ano, e qualquer interrupção pode não só afectar o seu desempenho e facturação como também fazê-los perder clientes, constituindo um problema grave.

Como o podem resolver? Uma forma de o fazer é usando a Cloud para as suas operações diárias e para armazenar os dados. O problema desta solução é que, muitas vezes, os seus sistemas de backup não são adequados para esta infra-estrutura e fazem com que o desempenho seja pobre.

O que é “A Lacuna de Disponibilidade”? É um termo frequentemente usado para nos referirmos a um sistema tradicional de Backup que, não podendo assumir todos os dados da empresa, o faz apenas das aplicações mais importantes, que são cerca de 5% do total. Esta solução dista não é de modo algum a ideal, e por isso a Veeam criou a Veeam Availability Suite 8, que colmata esta lacuna ao atingir RPO e RTO abaixo de 15 minutos para todas as suas aplicações.

Um RPO (Recovery Point Objective) é o tempo máximo que os dados podem não estar disponíveis e um RTO (Recovery Time Objective) é o tempo máximo em que os dados devem ser recuperados. Caso não se cumpram estes objectivos, a empresa pode perder facturação, uma vez que o seu funcionamento é seriamente afectado. Segundo um estudo da Veeam, as empresas só os cumprem em 43% dos casos. Com as soluções Veeam Backup, atingem-nos em 96% dos casos.

Por outro lado, é importante ter um sistema de backup fiável, e nem todos o são. Mais do que isso – segundo os dados da Veeam, mais de 20% dos backups falham. Este problema agrava-se porque apenas 2% dos backups são verificados, pelo que estas falhas passam frequentemente despercebidas. Por isso, a Veeam inclui um sistema com o qual todos os backups são verificado automaticamente, que chamaram Veeam Availability for the Modern Datacenter.

Por fim, é importante que as actualizações e patches do backup se instalem correctamente, e que se possam actualizar com frequência. Com o Veeam Backup esta implementação é fiável e simples. Deste modo, as empresas podem poupar tempo e dinheiro.

Visite o nosso site ou entre em contacto com o nosso especialista, jalopez@gti.es e iremos ajudá-lo no que precisar.

Fonte: GTI – Jose Alberto López