big data-cloud

Tanto o Big Data como a Cloud são duas tendências imparáveis no canal IT, sendo além disso complementares

A Cloud é uma tecnologia em forte crescimento, e espera-se que em 2016 68% das empresas em Espanha contem com infra-estrutura Cloud, segundo este artigo. O Big Data não fica atrás – segundo a Computerworld o crescimento anual desta tecnologia será de 27% até 2017. Além disso, ambas tendências são complementares, e as soluções de Big Data podem aproveitar a modalidade de pagamento por uso Cloud para a implementação de soluções analíticas.

A virtualização da informação proporciona a eficiência e rapidez necessárias para processar e gerir grandes volumes de dados estruturados e não estruturados sobre um cluster de máquinas virtuais. Deste modo, não só se obtêm resultados mais rapidamente como também se aumenta a flexibilidade e se poupa em custos.

Um exemplo deste tipo de soluções é o MapReduce, um ambiente de desenvolvimento que permite trabalhar em paralelo em sistemas de memória distribuída, como é o caso de um ambiente virtualizado como o da nuvem. Assim, trabalha-se em paralelo em pequenos volumes de informação, para depois apresentar um resultado global. Isto traduz-se em maior rapidez na análise e uma poupança de custos para as empresas.

Poder usar tecnologias como o MapReduce permite às empresas ter uma primeira aproximação às soluções de Big Data sem fazer grandes investimentos, com total controlo sobre os custos e num ambiente flexível.

Em resumo, o Cloud Computing é uma das vias claras de desenvolvimento para fazer baixar a fasquia de entrada no Big Data ao nível das PME.

Para mais informações sobre o Big Data, entre em contacto connosco.

#BIG DATA
Fonte: GTI