As médias empresas formam uma parte importante do tecido empresarial. Compreender os desafios que enfrentam e ajudá-las é chave para convertê-los em nossos clientes.

tecnologia-cloud-para-estos-cuatro-desafios-empresariales

Como parte do canal de Tecnologias de Informaçäo, é nosso trabalho ajudar as empresas a melhorar os seus processos para que assim possam ser mais eficiêntes e vender mais. No ultimo Roadshow Cloud realizado pela GTI Portugal, repassamos algumas das principais preocupaçöes das médias empresas, as suas reticências na hora de passarem para um ambiente Cloud e como transmitir-lhes as vantagens deste modelo de negócio.

Acesso em qualquer lado

Uma grande percentagem de trabalhadores encontra-se fora do escritorio pelo menos uma parte do seu dia.

O acesso limitado a documentos, correio electrónico, calendário e outras aplicaçöes, pode fazer com que esses funcionários se tornem menos produtivos, podendo desta maneira afectar a sua relaçäo com clientes e colegas de trabalho. Ainda que muitos conseguem conectar-se ao correio elecrónico via dispositivos móveis ou através de um qualquer outro device via VPN, na maioria dos casos no é suficiente. Para qualquer empresa é vital que os seus trabalhadores possam trabalhar em qualquer lugar de forma cómoda e eficiente, e que tenham ao seu alcance a mesma informaçäo que dispoêm no seu escritório de forma rápida e fiável.

As soluçöes Cloud permitem que os ultilizadores possam aceder de forma fácil desde qualquer dispositivo da mesma dorma desde qualquer dispositivo da mesma forma que o fariam no seu escritório.

Trabalho em conjunto

O trabalho em equipa é fundamental para aproveitar ao máximo os recursos das empresas. Poder fazê-lo de forma remota e é cada vez mais necessário, incluíndo projectos onde participam utilizadores que se encontram na mesma sede, muitas vezes as reuniões não são a forma mais eficiente de colaboraçäo. As mensagens de e-mail, com multiplas respostas e versões do mesmo documento tão pouco são o ideal.

Para resolver este problema, existem ferramentas unificadas como o Lync, que permite a todos os utilizadores compartilhar a mesma experiência e melhorar a produtividade permitindo às pessoas trabalhar em conjunto de maneira mais fácil.

Tecnología fácil

Para os departamentos de TI é recomendável ter o máximo controlo sobre as ferramentas de que dispôem os utilizadores. O pessoal de TI debe ser capaz de libertar-se das actividades que não requerem a sua atenção pessoal para poder trabalhar em actividades mais estratégicas. Por outro lado, também existem preocupações com a segurança e comfiabilidade. Outro problema para os departamentos de TI é a dificudade na integração de soluções e a fiabilidade no uso das mesmas,que consomem iportantes recursos de TI.

Graças á tecnología Cloud as empresas podem simplificar a sua infra-estrutura de TI, ter a possibilidade de controlar o acesso a documentos privados, asegurar-se que todos os serviços funcionam entre sí, sem a necessidade de configuraçäo adicional. Para mais, asseguram-se de que todos os seus dados estäo seguros e que os seus sistemas não serão interrompidos, constituindo um plano de continuidade comercial quando sucedam eventos desafortunados, como um corte de fornecimento eléctrico ou desatre natural.

Maior valor com Cloud

Hoje mais que nunca, as empresas têem em conta os custos tecnológicos. Muitas vezes é difícil para eles levar um registo dos custos de licença e com frequência existe confusão com a alteração das mesmas. A isto une-se os altos custos de capital com que as empresa hoje se deparam em virtude da actualização ou substituição do servidor. Além do mais as empresas esperam fazer mais com menos no que se refere ás TI. Apesar de tudo isto, muitas vezes as empresas no querem perder os investimentos realizados nas infra-estructuras de que dispôem ainda que desejariam dispor das funcionalidades e dos benefícios de novas soluções, não querem pagar por elas.

As soluções Cloud têm o custo total de propriedade (TCO) mais baixo, mas também o retorno mais alto em produtividade do utilizador final. Além do mais oferecem ao departamento financeiroprevisibilidade do seu custo de tecnologias de informação todos os meses, e ao departamento de TI assegura-lhes encontrarem-se actualizados nas ultimas tecnologias.

Se pretende saber mais informaçäo sobre soluções de produtividade, o ultimo em tecnologia Cloud que a GTI oferece, visite por favor o nosso site em: http://www.gti.es/pt

 

Fonte: GTI – Jorge Girol