2015_12_BQ

Ajude os seus clientes a escolher o Smartphone mais indicado quanto ao tamanho.

Escolher um Smartphone é uma decisão complexa, dada a enorme variedade que oferecem os diversos fabricantes do mercado. Para além da sua prestação, características e preço, existe um fator determinante que também deveríamos ter em conta: o tamanho do ecrã.

Normalmente, o preço orienta-nos nesse sentido, já que os de gama baixa costumam ser bastante compatos e os de gama média alta tendem a ter ecrãs grandes (ainda que existam exceções). Para além disso, o tamanho do ecrã é cada vez mais importante, porque muitas opções, ferramentas e usos possíveis dos dispositivos estão baseados nas imagens.

Os ecrãs de grandes dimensões são uma tendência, entre os últimos dispositivos lançados no mercado, e oferecem uma experiência visual muito mais rica. Porém, o tamanho demasiado grande pode influenciar negativamente a funcionalidade. Por isso é que é importante ter em conta as seguintes recomendações para fazer uma seleção correta:

4 polegadas ou menos: SIMPLICIDADE E COMODIDADE.

Geralmente, os Smartphones com ecrãs de 4” ou menos, costumam ser de gama média-baixa. Os que têm menos de 3,5” teriam um tamanho demasiado reduzido que não permite um manuseamento tão fluído dos sistemas operativos atuais, ainda que conservem certas funcionalidades e podem ter transportados em qualquer sítio.

Os Smartphones de 4” contam com uma dimensão aceitável no que diz respeito à visualização do conteúdo, e também permitem um manuseamento cómodo e fácil.

Deste modo, se o que procura é um Smartphone funcional, ligeiro, de fácil manuseamento, ao qual não dará um uso extensivo no diz respeito ao consumo de conteúdo audiovisual, os Smartphones entre 3,5” e 4” podem ser uma opção mais que aceitável, em especial na relação qualidade-preço. Estes dispositivos também são idóneos para crianças e para os que usam um Smartphone pela primeira vez.

Entre 4 e 5 polegadas: AMPLITUDE E FUNCIONALIDADE

Os dispositivos cujos ecrãs oscilam entre as 4 e as 4,5” polegada podem manusear-se com uma mão apenas sem dificuldade, e ainda que a diferença de tamanho pareça insignificante comparativamente a modelos mais pequenos, nota-se bastante na visualização de conteúdo sem perder a funcionalidade e o manuseamento fácil.

Em termos gerais podemos dizer que este tamanho de ecrã combina com a simplicidade no uso de Smartphones com ecrãs pequenos co o melhor dos ecrãs grandes, principalmente os que se encontram entre 4,5 e 5 polegadas.

Entre 5 e 6 polegadas: SMARTPHONE ouTABLET?

Os principais fabricantes já aderiram à tendência das 5 polegadas como a norma habitual dos seus Smartphones de alta gama. Os utilizadores que procuram um telemóvel para durar irão aperceber-se que a grande maioria das opções se situam neste tamanho de ecrã, e encontrar algo inferior é complicado.

Outro fator importante é que a diferença de preço entre um mais pequeno e um deste intervalo de tamanhos é normalmente reduzida. Nos telemóveis com esta configuração de ecrã, prima-se a experiência visual: tanto as imagens, vídeos, logos bem como toda a interface são apreciados com uma maior nitidez e claridade, tornando-se amplamente mais agradáveis.

Como inconveniente podemos experiênciar uma maior dificuldade no manuseamento do dispositivo com apenas uma mão, mas é certo que a experiência do ecrã grande compensa, maioria dos casos, este problema. Ao experimentar um Smartphone de cinco polegadas, habituamo-nos facilmente e depois torna-se difícil regressar a um dispositivo de dimensões menores.

Seis polegadas: EXPERIÊNCIA VISUAL

Exceder as cinco polegadas implica um conceito distinto do uso e aplicabilidade do dispositivo. Deste modo, deixamos de lado a funcionalidade que se exige habitualmente a um Smartphone, e aproximamo-nos da experiência de um tablet.

A diferença de manuseamento e uso é bastante diferente relativamente aos de tamanho reduzido, mas a usabilidade principal que se dá ao Smartphone justifica o aumento do tamanho do ecrã. Por este motivo, estes dispositivos estão especialmente indicados para quando se tem um alto consumo de conteúdo audiovisual: redes sociais, aplicações de jogos, visualização de vídeos, etc…

Na GTI temos uma ampla gama de Smartphones com vários tipos de ecrãs e fabricantes, assim como acessórios, disponíveis no nosso site.

 

 

#ecrã #smartphone

Fonte: GTI – Ibon Martínez