ups-pt

Escolha o tipo de produto mais adequado para proteger os equipamentos eletrônicos

Possuir um destes recursos é essencial para proteger dos dispositivos, sistemas e arquivos nos mais diversos ambientes. Evitam os problemas causados pelas descargas elétricas, proporcionando proteção completa, preservação dos dados e aumento da vida útil de tudo que estiver conetado a eles.

Como proteger o seu PC?

Contra os picos de tensão, a melhor forma será desligá-lo da corrente. Aliás, o mesmo é extremamente recomendável durante tempestades com trovoadas muito intensas e constantes.

Como é óbvio nem sempre é viável fazê-lo. Se tiver mesmo necessidade de usar o seu computador, poderá optar pela utilização de equipamentos de protecão que lhe garantem também o seu funcionamento, mesmo sem energia, de modo a que possa guardar o seu trabalho e desligá-lo em segurança.

1 – UPS

A função destes dispositivos é fornecer energia para a máquina quando a rede eléctrica deixa de o fazer.

A autonomia dos modelos mais comuns ronda os 10 a 20 minutos, dependendo da quantidade de dispositivos ligados.

2 – Filtros de linha

Estes aparelhos têm como função atenuar pequenas variações na rede eléctrica provocadas por outros equipamentos: frigoríficos, micro-ondas, cilindros de água, etc.

Estas variações, apesar de serem imperceptíveis aos nossos olhos, podem provocar danos nos componentes mais sensíveis do computador.

Os filtros de linha dispõem de um fusível que queima quando recebe uma carga maior do que a permitida, desligando-se e impedindo que o pico chegue ao computador.

3 – Estabilizadores de tensão

Estes equipamentos nivelam a tensão recebida, de modo que ela se aproxime o mais possível do ideal, atuando sobretudo em casos de excesso ou falha de tensão, não permitindo que ocorram falhas por insuficiência ou queimas por excesso.

Os estabilizadores conferem um grau de protecção elevado, por manterem a tensão a níveis constantes.

No entanto, alertamos que nenhuma destas soluções é 100% segura. Se sentir uma trovoada intensa, talvez o melhor seja mesmo guardar os ficheiros que estiver a usar, desligar o PC e esperar que a trovoada passe.

Veja a nossa linha completa de UPS na web da GTI para proteger dos equipamentos eletrônicos.