2015_10_impresora 3d bq

Contamos-lhe o que é a impressão 3D e como é a impressora Witbox da bq

A expansão da impressão em três dimensões deixa adivinhar um futuro em que se irá deixar de comprar sapatos, armações de óculos ou brinquedos e se passará a imprimi-los em casa. A impressão 3D existe há cerca de 25 anos, mas nos últimos tempos ganhou popularidade com a melhoria da tecnologia e a redução do seu custo.

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é um grupo de tecnologias de fabrico por adição em que é criado um objecto tridimensional através da sobreposição de camadas sucessivas de material. Existem diferentes tecnologias para a impressão 3D em que as principais diferenças se encontram na forma em que se usam as diferentes camadas para criar peças. Alguns métodos usam a fundição ou o amolecimento do material para produzir as camadas, por exemplo a sinterização selectiva a laser (SLS) e a modelação por deposição fundida (FDM), enquanto outros depositam materiais líquidos. Em termos gerais, o modelo FDM é usado na impressão 3D doméstica.

Quanto aos materiais usados para a impressão 3D, apesar de existir uma grande diversidade e se encontrarem em constante investigação, os mais comuns são o ABS (acrilonitrilo-butadieno-estireno) e o PLA (ácido poliláctico). Cada um apresenta vantagens e inconvenientes, dependendo do uso que se pretenda dar ao produto em 3D:

 
PLA
ABS
VANTAGENS
· BIODEGRADÁVEL E NÃO TÓXICO
· MAIS FÁCIL DE IMPRIMIR
· MENOR CONSUMO
·   MAIS RESISTENTE A AGENTES ATMOSFÉRICOS  (110ºC)
·   PRODUTO FINAL MAIS RESISTENTE
·   FÁCIL PÓS-PROCESSAMENTO
DESVANTAGENS
DEFORMA-SE A PARTIR DE 50ºC DE TEMPERATURA
MAIOR CONSUMO

Que usos têm?

As impressoras 3D são geralmente mais rápidas, mais baratas e mais fáceis e usar do que outras tecnologias de fabrico por adição. As impressoras 3D proporcionam aos criadores de produto a capacidade de imprimir partes e montagens feitas de diferentes materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas, frequentemente com um simples processo de montagem. As tecnologias avançadas de impressão 3D podem até propor modelos que possam servir como protótipos de produto. Alguns dos diferentes campos em que a impressão 3D encontra aplicação são, por exemplo: Educação, Arquitectura, Medicina (próteses), Alimentação, Moda, Lar, Desporto ou Automóveis.

Como é a impressora Witbox da bq?

A impressora Witbox foi minuciosamente concebida para optimizar a sua funcionalidade.

Por um lado, é uma impressora totalmente fechada. Deste modo, evita-se o acesso acidental durante a impressão, e conta-se com uma porta frontal com sistema de bloqueio que a torna particularmente segura em ambientes onde há crianças. Além disso, o seu design fechado contribui para minimizar o ruído e evitar a fuga de calor e os fluxos de ar, mantendo a temperatura no interior da impressora constante.

Esta impressora, 100% espanhola, é fabricada na unidade que a bq possui em Navarra, exclusivamente dedicada ao design e produção destas impressoras, onde lhes é permitido efectuar os mais rigorosos controlos de qualidade. Aplicam o mesmo nível de exigência aos consumíveis, aos quais destinaram uma linha de produção própria.

A Witbox tem um grande volume de impressão numa impressora doméstica, com um tamanho DIN-A4 (21×29.7 cm) e até 20 centímetros de altura. Por isso, pode imprimir figuras de grande tamanho ou com múltiplas partes numa só vez a um nível que nenhuma outra impressora atinge.

A Witbox pode ser usada com o software open source como o Slic3r™, Cura™, Pronterface™ ou Repetier™, e foi realizada com hardware 100% livre.

No nosso site pode encontrar toda a gama da bq.

 

 

#impressão 3D, #witbox

Fonte: GTI – Ibon Martínez