201601_phishing

Ajudamo-lo a identificar potenciais ameaças de phishing

O phishing é uma importante ameaça. Segundo dados da McAfee – Intel Security, foram detectados mais de 30 milhões de URL suspeitos em mensagens de correio electrónico. Além disso, segundo este artigo, 80% dos trabalhadores não sabe como identificar possíveis ameaças .

Damos-lhe 7 conselhos da McAfee-Intel Security para evitar ser vítima de phishing:

  1. Mantenha o antivírus e os programas de segurança actualizados: os programas mais avançados são capazes de identificar qualquer link suspeito
  2. Tenha cuidado mesmo que o remetente seja de confiança: mais de 864 milhões de dados pessoais foram afectados por infecções desde 2005, pelo que não se pode garantir que o conteúdo do e-mail seja seguro mesmo que o remetente o seja. Qualquer link suspeito deve ser verificado junto da pessoa que o enviou para ver se o fez realmente.
  3. Esteja atento ao software de segurança: muitos remetentes podem não ter os seus softwares de segurança actualizados, pelo que, se o seu o estiver e houver algum risco, não abra anexos nem clique em hiperligações, pois podem ter-lhe enviado algum elemento infectado sem querer.
  4. A apresentação do e-mail não é garantia: frequentemente, as ameaças escondem-se em e-mails com um aspecto muito profissional e cuidado.
  5. Tenha cuidado com os remetentes: os hackers mais sofisticados conseguem obter endereços de e-mail muito semelhantes aos legítimos para suplantar empresas, pelo que não deve confiar mesmo que pareça um remetente reconhecido.
  6. Analise os URL: embora muitas ameaças de phishing possam ser evidentes, outras conseguem ser bastante convincentes. Use o seu software de segurança para as analisar ou procure-as em algum motor de busca se tiver dúvidas.
  7. Procure o conteúdo por si mesmo: caso não tenha um software que analise os URL em tempo real, arrisca-se a que o link o leve ao conteúdo que quer, seja seguro ou não. Não demora mais de 10 segundos a procurar por si mesmo a informação a que pretende aceder, e isto pode poupar-lhe horas de reparação do seu dispositivo ou evitar o roubo da sua identidade.

Se desejar saber se, depois de ler estes conselhos, pode evitar ameaças de phishing, a McAfee – Intel Security elaborou um questionário com exemplos de e-mails para descobrir se consegue detectar os falsos dos legítimos.

Lembre-se de que no site da GTI pode encontrar toda a oferta de segurança da McAfee.

 

#phishing

Fonte: McAfee – Intel Security