proyectos-proteccion-datos_dlp_symantec

Proteção de dados, oportunidade de negócio para o canal TI.

Em Maio deste ano entrou em vigor o novo regulamento europeu para a proteção de dados. Embora não vá ser aplicado até 2018, contempla sanções para empresas que não protejam devidamente os seus dados, pelo que é essencial que as empresas comecem a preparar-se para isso. Esta nova lei, unida a uma inquietude cada vez maior para a segurança da informação por parte dos clientes, que veem que a sua atividade pode ser posta em perigo se os seus dados forem comprometidos, faz que a segurança seja uma das áreas em que veremos um crescimento nos próximos meses no setor TI. De facto, prevê-se que em 2016 o setor da segurança cresça em 8%.

Agora mais que nunca, os dados estão em contínuo movimento, seja num portátil, uma unidade flash ou em deslocamento entre infraestruturas físicas, virtuais e baseadas na nuvem. Em algum lugar ao longo do caminho, podem ser roubados ou extraviados dados financeiros, informação sobre clientes, propriedade intelectual ou segredos comerciais.

A protecção destes dados é ainda mais complexa devido a diversos fatores de risco:

  • A rápida evolução dos regulamentos e mandatos para o cumprimento de normativas
  • O contínuo aumento da mobilidade dos trabalhadores
  • O BYOD: os funcionários que utilizam os seus próprios dispositivos móveis e aplicações para particulares no trabalho
  • A elevada frequência de ameaças avançadas persistentes (APT) e incidentes de filtrações de dados

As motivações para empreender projetos de protecção de dados (DLP) podem ser vários: evitar sanções da legislação, impedir fuga de informação que pode colocar em perigo as atividades dos seus clientes, realizar projetos com alto grau de serviços profissionais, etc.

Algumas empresas optam por testar soluções tradicionais para prevenir a perda de dados, o que muitas vezes torna demasiado intrusivas, complexas de gerir e/ou com custos para adquirir, implementar e manter. Com as soluções DLP que ofereceremos na GTI isto já não é acontece, já que pode optar por múltiplas opções, tanto on-premise como na cloud, de compra ou pagamento por uso, etc. Assim, as opções são mais amplas que nunca, e com elas a complexidade na elaboração de um plano DLP decresce.

Na GTI queremos ajudá-lo a reduzir o custo e a complexidade nos seus projetos de DLP. Por isso colocamos à sua disposição toda a experiência dos nossos especialistas e as soluções líderes em matéria de segurança em conjunto com os nossos parceiros de primeiro nível como Watchful, Intel Security, Symantec e Microsoft. Contacte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a realizar projetos de proteção de dados com êxito.

proteção de dados, segurança, dlp, watchful ,intel ,symantec ,microsoft

 

Fonte: GTI – David Martínez