videoconferencia gti

Uma das grandes tendências actuais nas empresas é a videoconferência, devido à grande poupança de custo que representa. Damos-lhe 5 truques para a optimizar.

Com estes simples conselhos conseguirá melhorar a comunicação por videoconferência.

1. Preparação da sala

O ideal é uma sala sem janelas. Se não for possível, a câmara não deve estar virada para nenhuma janela. Em alternativa, existem cortinados especiais que impedem que haja reflexos e melhoram a acústica.
A iluminação também é importante, sendo que a luz difusa é a ideal. Quanto à cor das paredes, o melhor são os tons neutros (cinzento, azul…) e as paredes lisas sem enfeites.

2. Colocação da câmara e dos ecrãs

Se dispusermos de um ecrã, a câmara deve estar centrada mesmo por cima e, se houver dois ecrãs, deve colocar-se entre ambos e ficar centrada em altura.
Quanto aos ecrãs, devem colocar-se de modo a que a parte inferior dos mesmos fique situada por cima da altura da mesa, para dar a impressão de que todos os participantes estão na mesma sala.
A qualidade de imagem também é importante para que o utilizador tenha uma experiência confortável. A série Polycom RealPresence conta com vídeo de alta definição, permitindo que os participantes vejam cada uma das expressões, aumentando o realismo.

3. Utilização do microfone.
O ideal para salas grandes são microfones de tecto, dado que os de mesa transmitem mais ruído, como o movimento de papéis, etc. Alguns sistemas, como a gama HDX da Polycom, contam com tecnologia de detecção de voz, minimizam o ruído ambiental e permitem aos utilizadores terem a impressão de estar a falar directamente com a pessoa.
Quanto ao número de microfones, deve-se calcular um para cada dois participantes. Se só se usar um para toda a sala, deve estar no centro da mesa.

4. Escolha dos móveis.
As mesas compridas e estreitas não são a melhor opção para a videoconferência, pois não permitem a visão de todos os participantes. É preferível usar mesas de formato oval.
As cadeiras com costas grandes bloqueiam a visão; o ideal são as costas baixas.

5. Melhoria da colaboração.
Caso pretendam partilhar dados, os monitores na mesa são a melhor opção. Se houver dois ecrãs, num mostrar-se-ão os dados partilhados e noutro a câmara.
Na GTI disponibilizamos as soluções da empresa líder em videoconferência Polycom. Se desejar conhecer os seus produtos, visite o nosso site.

#VIDEOCONFERÊNCIA #POLYCOM
Fonte: GTI