201512_datos empresas

Contar com informação de forma confiável e em tempo recorde é fundamental para todos os negócios

Pode parecer exagerado dizer que uma empresa vale aquilo que valerem os seus dados. Ou não. Porque uma empresa que se preze não pode prescindir de uma gestão óptima da sua informação.

Que actividade económica ou negócio podem ser alheios ao tráfego de dados? Hoje em dia, nenhuma. A informação, a base de dados, tornou-se na chave de muitas empresas, no seu motor, e a eficiência com que estes forem administrados irá incidir directamente na competitividade e no sucesso da empresa.

De uma boa gestão de dados, ágil e eficiente, irá beneficiar cada um dos utilizadores do negócio; não só os próprios executivos do mesmo, mas também os analistas, clientes, fornecedores e muitos outros.

As empresas devem lidar com novos desafios. Vêem-se obrigadas a reforçar o trabalho de análise de informação para não arriscar demais na altura de tomar decisões cruciais. Ao mesmo tempo, devem dar resposta a cada uma das milhentas e crescentes consultas feitas pelos utilizadores, o mais depressa possível. Além da alta velocidade na administração de dados, é extremamente importante administrar informação de forma totalmente fiável.

E embora seja algo a que por vezes não damos a importância merecida, são factores que se irão repercutir nos benefícios económicos da empresa e, em suma, no seu futuro. Uma boa gestão de dados irá facilitar a tomada de decisões estratégicas de forma óptima, propiciando a redução de custos, incidindo numa melhor aplicabilidade e melhorando a competitividade da empresa. É evidente que para que um negócio tenha sucesso não se pode ignorar a boa gestão dos dados e dispor de uma infra-estrutura de TI avançada.

Dispor de uma solução que garanta uma óptima gestão de dados, de forma eficiente e veloz, ganha ainda mais importância tendo em conta o ritmo frenético que se impõe na tomada de decisões de qualquer empresa.

Segundo o estudo “Operational Intelligence and Payments Monitoring” realizado pela Finextra and Axway, a maioria dos responsáveis pela gestão de operações de negócio afirma que tem de tomar decisões de forma imediata quando lhe é apresentado um relatório. 58% dos inquiridos manifestaram sentir esta pressão praticamente cada dia ao terem de tomar decisões “sem demora”, enquanto um em cada quatro se sente assim de forma ocasional e apenas 17% terem afirmado não se encontrarem nesta situação.

Mas esta pressão para os executivos está a aumentar: cada vez lhes é exigida uma reacção mais rápida e analisar em menos tempo as vantagens e desvantagens no momento de tomar uma decisão. Segundo o mesmo relatório, no exercício passado menos 11% – concretamente 44% – dos responsáveis por operações de negócio sofreram a “pressão” que significa tomar decisões empresariais quase no momento.

Tendo em conta que do resultado deste tipo de decisões irá depender a sustentabilidade e até a viabilidade da empresa, torna-se mais do que crucial dispor de uma óptima base de dados, plenamente funcional, que forneça respostas no momento em que se solicitam. Uma solução pode ser o servidor SAP Sybase IQ, um motor de base de dados optimizado para inteligência empresarial, que responde aos novos desafios de uma empresa garantindo informação mais rápida e eficiente, adaptada às mudanças do mercado e com capacidade para dar resposta a mais utilizadores. Em suma, propõe uma TI mais eficiente.

No site da GTI poderá encontrar soluções de SAP para optimizar a gestão dos dados.

#dados

Fonte: GTI – Alberto López