wacom-biometri

Evitar a falsificação de documentos mediante a biometria é possível com a Wacom.

Pela primeira vez na democracia, uma legislatura durou apenas 4 meses. Isto pressupõe novamente que toda a maquinaria deva ser iniciada: recenseamento, envio de cartas, papeladas/documentos, etc.

É muito importante validar que tudo funciona corretamente, e que não há fraudes de nenhum tipo. Desde a votação até à contagem e o resultado. Quem nos diz que não há nenhum tipo de falsificação? Quem nos diz que não há que gente que vota duas vezes? É necessário ter algum tipo de controlo neste sentido.

Por outro lado, o sistema de votações é ainda muito manual, basta perguntar aos “voluntários” que têm que estar nas mesas e fazer a contagem. Isto consome muito tempo e pode conduzir a erros.

Mas esta situação não é exclusiva ao sistema eleitoral, esta situação também existe em outros âmbitos, em que é necessário evitar a falsificação de assinaturas em documentos.

Como é que se pode resolver este problema? Com a chamada biometria.

A biometria é uma tecnologia de identificação baseada no reconhecimento de uma característica física e intransmissível das pessoas. Uma assinatura pode ser falsificada, mas o que não se pode falsificar é a velocidade com que se assina, nem a pressão que se exerce quando se assina, nem o movimento aéreo que pode realizar com a caneta com que se assina…isso pertence só a si. É a sua identidade.

Seja ou não um programador de software, é muito importante que os seus clientes estejam protegidos neste sentido. Se ainda não lhe levantaram esta necessidade, vai acabar por acontecer, a transformação digital é tão rápida que para evitar qualquer tipo de falsificação será crítico e importante. Vá em frente e crie a necessidade aos seus clientes, antes que estes tenham o problema em mãos.

No website da GTI pode encontrar a gama completa de soluções Wacom.

 

Biometria,segurança ,wacom

Fonte – GTI – Rocío del Pozo