eaton

O que são, para que servem e como funcionam os UPS.

O UPS são equipamentos indispensáveis para as empresas, já que a energia elétrica nem sempre chega de forma ótima aos negócios nem aos lugares. Nesta série de posts vamos ver a sua utilidade e como eleger o adequado.

Porque existem os UPS?

Como já mencionamos, a distribuição de eletricidade pode ser irregular, e é frequente que haja variedade de problemas ao longo do caminho.

Que problema poderá isto acarretar? Como nos afeta no nosso dia-a-dia? Por exemplo, se há um corte de eletricidade podemos perder o trabalho realizado, também se pode perder a conexão, o que dificulta o trabalho diário, inclusive em fábricas pode resultar numa paragem da produção, com as perdas materiais que isto implica.

Por outro lado, em alguns âmbitos dispor de um fornecimento elétrico é fundamental, já que existe um regulamento vigente para assegurá-lo, por exemplo em lugares públicos exige-se um fornecimento contínuo de iluminação ou em hospitais, em que é necessário manter os equipamentos sempre ligados.

Para prevenir todos estes problemas existem os UPS ou Uninterrupted Power Supplies (Sistemas de Alimentação Ininterrupta).

O que são os UPS?

Os UPS são muito mais que baterias para atenuar os problemas derivados da falta de fornecimento eléctrico. São elementos ativos que oferecem muitos mais recursos que veremos mais adiante.

Os UPS compõem-se por 3 elementos principais:

  • Retificador: carrega a bateria e modifica a corrente alternada em corrente contínua.
  • Bateria: funciona com uma carga contínua.
  • Inversão/Inversor: converte a corrente contínua em alternada para que tenhamos uma alimentação limpa e constante.

Os 9 problemas que os UPS resolvem

A Eaton, juntamente com muitos especialistas em alimentação elétrica, identificou 9 problemas que os SAIs podem solucionar:

  1. Distorção harmónica
  2. Ruído elétrico
  3. Sobretensão
  4. Subtensão
  5. Picos de tensão
  6. Picos de tensão prolongados
  7. Comutações transitórias
  8. Falha de alimentação
  9. Variação de frequência

Por isso, na Eaton tem o sistema 3-5-9. Isto quer dizer que dentro do seu portfólio existem equipamentos que solucionam 3, 5 ou todos estes problemas.

Na nossa página web tem mais informação sobre as soluções da Eaton.

 

#SAIs #Eaton #SAI #UPS

Fonte: Eaton