201511_windows 2003 server microsoft

No passado dia 14 de Julho terminou o período de suporte técnico alargado da Microsoft para o Windows 2003 Server e Small Business Server 2003. O que significa isto exactamente e em que medida irá afectar os equipamentos com alguma destas versões instalada?

O que representa o fim do suporte do Windows 2003 Server?

Por um lado, que não haverá mais actualizações, pelo que a Microsoft não irá dar resposta às novas vulnerabilidades que possam surgir.

Além disso, os equipamentos que o tiverem não respeitarão as regras de determinadas normas do sector. O exemplo mais claro são as plataformas de pagamento VISA ou Mastercard, que deixarão de estar suportadas.

Por outro lado, acaba a protecção, pelo que todas as instâncias do Windows 2003 server irão passar a ser vulneráveis, e não actualizar estas máquinas levaria as empresas a ter de suportar custos adicionais para manter a segurança da rede (Firewalls avançados, sistemas de detecção de intrusões, etc.).

Por fim, ao estar fora de suporte, muitas aplicações instaladas nestes sistemas operativos deixarão de ser compatíveis.

Oportunidade para o canal

O fim do suporte do Windows 2003 Server representa uma grande oportunidade para o canal de distribuição, e para os utilizadores finais modernizarem o seu parque de servidores. Esta actualização de equipamentos pode ser feita por várias vias: de políticas de continuidade para a substituição de servidores físicos a políticas de compras e despesas em TI mais modernas, com modelos híbridos de nuvens privadas e públicas baseadas no pagamento por uso.

Opções de actualização

As opções de actualização que se abrem são as seguintes:

  • Compra de novos equipamentos com licença OEM
  • Compra de licenças perpétuas em contrato OPEN/OPEN VALUE
  • Subscrição de licenças com contratos de pagamento por uso: OPEN VALUE SUBSCRIÇÃO. Este tipo de contrato é ideal para clientes que querem estar actualizados e passar para modelos de gasto em tecnologia em vez de Investimento. Complementa na perfeição os investimentos efectuados em serviços cloud
  • Ambientes híbridos com o Microsoft Azure. Usar o Azure como uma extensão do datacenter é uma das tendências actuais

Se deseja conhecer melhor as diferentes opções e as suas vantagens e desvantagens, na GTI temos especialistas ao seu dispor. Entre em contacto connosco para obter as informações que desejar.

#Windows 2003 Server #Microsoft

Fonte: GTI – Jorge Girol