big-data

O Big Data é uma ferramenta cada vez mais essencial para as empresas, mas a sua utilização não é isenta de desafios. Identificamos os mais importantes.

Os nossos especialistas em Big Data resumem os 3 principais desafios com que as empresas devem lidar quando implementam uma solução de Big Data.

1. Selecção e priorização

Uma das vantagens do Big Data é que pode proporcionar inúmeras análises da informação disponível. O facto é que os utilizadores não precisam do Big Data em si, mas sim das novas perspectivas que esta tecnologia pode oferecer sobre a sua informação empresarial. Por isso, um dos principais desafios para os utilizadores consiste em seleccionar aqueles que são realmente importantes e separá-los dos que não o são.
Esta tarefa não é simples, dado que segundo vários estudos até 90% dos dados são “ruído”, e a tarefa de classificar e discriminar pode ser muito complexa. Para o efeito, é fundamental compreender os dados em profundidade e poder deste modo definir prioridades.

2. Segurança e confidencialidade

Um desafio que cada vez preocupa mais as empresas é a confidencialidade dos dados. O uso de Cloud Computing e de Virtualização complica ainda mais a decisão de hospedar soluções de Big Data fora da empresa, uma vez que existe a percepção de que a sua confidencialidade pode estar comprometida. No entanto, fazê-lo representa vantagens económicas significativas, uma vez que os dados se acumulam tão rapidamente que o custo de arquivamento se vai tornando significativo.
Por outro lado, as empresas devem decidir durante quanto tempo querem armazenar a informação. Esta não é uma decisão trivial, porque alguns dados são úteis para tomar decisões a longo prazo e outros perdem validade passado poucas horas de serem analisados.

3. Formação

O Big Data é uma tecnologia relativamente nova que vai evoluindo rapidamente, e estamos continuamente a receber novas tecnologias e ferramentas que nos permitem construir soluções de Big Data. Neste ambiente, os directores técnicos devem lidar com uma autêntica escassez das capacidades e conhecimentos técnicos, reflexo da pouca maturidade do mercado que ao mesmo tempo representa uma verdadeira oportunidade para receber e dar formação ao canal.

Caso esteja interessado em conhecer melhor em que consiste o Big Data, entre em contacto connosco.

#BIG DATA
Fonte: GTI